Comunidade que Sustenta a Agricultura

CSA

O conceito de uma Comunidade que Sustenta a Agricultura ( Community Supported Agriculture) denominada CSA, nos apresenta uma prática de sucesso para um desenvolvimento agrário sustentável e o escoamento de produtos orgânicos de uma forma direta ao consumidor, criando uma relação próxima entre quem produz e quem consome os produtos.
CSA é um modelo de um trabalho conjunto entre produtores de alimentos orgânicos e consumidores: um grupo fixo de consumidores se compromete por um ano (em geral) a cobrir o orçamento anual da produção agrícola. Em contrapartida os consumidores recebem os alimentos produzidos pelo sitio ou fazenda sem outros custos adicionais. Desta forma o produtor sem a pressão do mercado e do preço, pode se dedicar de forma livre a sua produção. E os consumidores recebem produtos de qualidade, sabendo quem os produz e aonde são produzidos.

CSA, uma Comunidade que Sustenta a Agricultura oferece uma nova forma de economia em uma atuação conjunta com agricultores ativos e agricultores passivos, para a produção de alimentos. Uma nova forma que oferece vantagens para a terra, plantas, animais e o homem. Nos últimos anos o conceito da CSA despertou grande interesse nos âmbitos de desenvolvimento regional, alimento e agricultura orgânica. Em 2011 no Forum Mundial de Porto Alegre, o conceito da CSA foi apresentado como um dos favoritos com grande potencial de futuro.

A GreenMove Orgânicos começou o seu trabalho no ano de 2017 com a meta de oferecer uma experiência agrícolas através da formação de grupos de Co-Agricultores da CSA em diferentes localidades. E para contribuir de forma efetiva com a melhora da situação alimentar das família. Em Brasília, estamos com duas CSA. Se você tem interesse em levar este projeto para o seu condomínio, fale conosco.

 

Embasamento filosófico e princípios de uma CSA:

Em nosso tempo devemos reconhecer que sem o direito da mãe Terra não há direitos humanos. No momento em que nós reconhecemos isso, estabelece-se um laço sagrado
entre ser humano e Terra. Um laço que se encontra nas cosmologias espirituais de várias culturas. Atingimos uma época empolgante se, no caminho para um novo estado
de consciência, podemos renunciar aos velhos cismas entre norte e sul, entre produtores e consumidores e entre agricultores e cientistas. Nesse processo, a Terra é
o fundamento da nova civilização.

Quando começamos a encarar o mundo não mais como um grão de poeira no universo, mas como uma semente de uma planta que quer germinar, cheia de futuro, alcançamos possibilidades totalmente novas. Devemos aceitar apenas que somos nós que criamos uma boa base para o germinar da semeadura. O que seria uma tal base? Temos que começar a compreender, a aprender, principalmente a entender o mundo como uma
escola, como uma oficina para o futuro. E as oficinas são constituídas por todos nós juntos.

Como ser criativo, o ser humano tem a capacidade de atuar criativamente, não somente no âmbito dos tipos de artes tradicionais, mas também de formar artisticamente a estrutura social.

Na escultura social o ateliê situa-se entre as pessoas. No entanto, necessitamos de campos de atividades nítidos, nos quais podemos trabalhar uns com os outros de maneira igualitária. A tarefa é formarmo-nos como grupo em uma nova cultura de relacionamento.

Como podemos desenvolver esta nova cultura de relacionamento sem que eu abandone o desenvolvimento da minha própria personalidade, que reconheço necessário, sem ferir a igualdade do outro, e ao mesmo tempo agir fraternalmente? 

Nós não temos muita consciência quão grandiosa é a contribuição de um sítio/fazenda e o trabalho com a natureza. Eles são essenciais para o desenvolvimento de nossa vida interior (anímica) e a formação de nossas habilidades sociais. E esses são aspectos fundamentais da agricultura e dos sítios/fazendas do futuro.

Através de exercícios artísticos, reflexões e trabalhos práticos no campo, vamos nos acercar destes temas para compreender os princípios de uma Comunidade que Sustenta a Agricultura.

 

WhatsApp: (61) 9 9677-1005

©2019 by GreenMove Orgânicos