Buscar
  • Rodrigo Albuquerque

Folha de Mostarda

A mostarda é rica em diversos nutrientes e proporciona muito benefícios para a saúde.

A mostarda é uma planta de folhas escuras da mesma família das couves. Apesar de ser mais conhecida pelas suas sementes, com as quais é possível fazer o molho de mostarda, suas folhas também são comestíveis.


A folha de mostarda contém muita fibra dietética e é uma excelente fonte de vitamina K, A, C, E, complexo B e folato, e minerais como cálcio, manganês, ferro, fósforo e magnésio. Muito rica em antioxidantes, a folha é fonte de flavonoides, indóis, sulforafano, carotenoides, luteína e zeaxantina. Os indóis, principalmente di-indol-metano e sulforafano, protegem contra câncer de próstata, mama, cólon e ovário, pois inibem o crescimento de células tumorais, e têm sido objeto de extensa pesquisa científica.



Benefícios da folha de mostarda


Ação desintoxicante: A folha de mostarda desintoxica o corpo porque é rica em glucosinolato, um composto que protege o fígado e melhora seu desempenho, ativando enzimas que metabolizam as substâncias tóxicas. Além disso, a presença de clorofila na mostarda também contribui para eliminar toxinas ambientais da corrente sanguínea, neutralizando os metais pesados, produtos químicos e pesticidas que estão no corpo.


Ação anticolesterol: A folha de mostarda tem a capacidade de melhorar a produção de bile pelo fígado, que usa o colesterol circulante como matéria-prima. Isto ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas. Um estudo publicado na revista Nutrition Research em 2008 mostra que a capacidade de baixar o colesterol melhora significativamente quando a folha é cozida no vapor ou refogada rapidamente.


Combate a osteoporose: Cem gramas de mostarda cozida contêm 525% do valor diário recomendado de vitamina K! Ela está diretamente envolvida na mineralização óssea, na coagulação do sangue e ajuda a remover o cálcio patológico, presente em áreas do corpo onde não deveria estar, como nas articulações (causando bursite ou artrite), nos órgãos formando cálculos (rins, vesícula), nos tecidos (nódulos calcificados na mama e dutos salivares), e nos vasos sanguíneos (se depositam nas artérias, endurecendo o sistema circulatório, e reduzem o seu calibre, o que aumenta a chance de um enfarte).


Receita de folha de mostarda refogada


Ingredientes

  • 1 maço de folha de mostarda

  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva

  • 3 dentes de alho amassados

  • sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo

  1. Comece a sua receita higienizando a mostarda.

  2. Em seguida, corte-a em fatias bem finas, da mesma maneira que se corta couve. Reserve.

  3. Aqueça uma frigideira com o azeite de oliva e acrescente os dentes de alho amassados e refogue em fogo baixo até eles ficarem levemente dourados.

  4. Acrescente a mostarda fatiada e cozinhe até ela murchar.

  5. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Outras receitas interessantes:


Fonte: MinhaVida, terra

3 visualizações
 

WhatsApp: (61) 9 9677-1005

©2019 by GreenMove Orgânicos