Buscar
  • Rodrigo Albuquerque

Nabo

O nabo é um vegetal popular no cardápio brasileiro e reconhecido por seu sabor um pouquinho mais amargo que os demais tubérculos. Cozido, grelhado, assado e até frito, o nabo é um alimento que se destaca por suas propriedades antioxidantes e pela riqueza em proteínas indispensáveis para o nosso organismo. Se você torce o nariz para esse alimento, preparamos uma lista com os principais benefícios do nabo e algumas dicas de preparo que vão te convencer a introduzi-lo no seu dia a dia! Dá só uma olhadinha!



Os principais benefícios do nabo



O nabo é conhecido por suas inúmeras propriedades nutricionais e por ser uma verdadeira fonte de vitaminas essenciais à saúde. Quer conhecer mais sobre esses benefícios? Então confira nossa lista:


1 – O nabo é um aliado para o emagrecimento natural!


O nabo é um excelente alimento para quem quer emagrecer de forma saudável! Isso por que o vegetal apresenta pouquíssimas calorias e, ao mesmo tempo, é altamente nutritivo! Ele possui fibras que atuam em nosso organismo promovendo uma sensação maior de saciedade, te ajudando a consumir menos comida e emagrecer. Além disso, essas fibras ajudam a controlar os níveis de glicemia no organismo, ajudando a manter os níveis de glicose no sangue sempre estáveis.


2 – Benefícios para o sistema cardiovascular


O consumo do nabo também traz benefícios para nosso sistema cardiovascular, contribuindo no controle de doenças cardíacas. Isso por que o vegetal é rico em potássio, que elimina o excesso de sódio do organismo por meio da urina. Como já comentamos, o nabo é um poderosíssimo antioxidante por ser rico em vitamina C, que evita a oxidação do colesterol e o acúmulo do mau colesterol, reprimindo assim o processo inflamatório dos vasos (conhecido como Aterosclerose).

Foto: Shutterstock Experimente usar esse ingrediente delicioso nas suas próximas receitas


3 – Ajuda na prevenção do câncer


O nabo é conhecido por seu sabor amargo, certo? Isso por que ele possui um composto chamado glucosinolato, que, além de provocar o amargor, atua também como anticancerígeno no organismo, reduzindo o desenvolvimento de tumores nas mamas, no fígado, no pulmão e na bexiga. Rico em vitamina C e manganês, o vegetal também ajuda a eliminar os radicais livres que podem estimular a evolução de tumores.


4 – O nabo ajuda a combater a asma


Mais uma vez a vitamina C atuando a favor da nossa saúde! Encontrada no nabo, essa vitamina é uma aliada para aqueles que sofrem de asma, já que ajuda a proteger o organismo dos efeitos da poluição, que agrava ainda mais os sintomas da doença.


5 – Benefícios para os cabelos e pele


A pele só tem a ganhar com o consumo de nabo graças à vitamina C, um poderoso antioxidante, que reduz o envelhecimento precoce da pele e previne o aparecimento de rugas e manchas. O cobre, também presente no nabo, é um mineral responsável pelo processo de síntese da melanina e ajuda a manter a cor dos fios dos cabelos sempre viva e brilhante!


Qual a melhor maneira de consumir o nabo + ideias de preparo!


O nabo é um alimento rico em benefícios ao nosso organismo! Benefícios encontrados tanto em sua raiz quanto em suas folhas, que podem ser consumidas ao natural servidas como saladas ou de maneiras variadas: como um delicioso purê, em sopas, assados… Claro que, assim como alguns outros alimentos, é aconselhável consumir o nabo de maneira 100% natural, apenas levemente cozido no vapor, já que o excesso de calor pode eliminar boa parde de seus nutrientes. Confira algumas maneiras de preparar esse vegetal de forma natural, acentuando ainda mais seu sabor!


1 – Salada de cenoura e nabo com wassabi

Como falamos, a melhor maneira de consumir o nabo é ao natural. Essa receita de salada fresca de cenoura e nabo com wassabi  é a verdadeira tradução do que é comer bem sem abrir mão do sabor.

2 – Cozido de peixe com nabo

Além do nabo, essa receita de cozido de peixe leva outros alimentos indispensáveis para uma alimentação saudável como o agrião, batata doce, repolho, cenoura, chuchu, mandioquinha… Além de uma mistura incrível de temperos! Ficou curioso para saber o resultado dessa união entre tantos sabores? Então dá uma olhadinha na receita completa em nosso site.

3 – Omelete de folhas de nabo

Já falamos que o nabo pode ser consumido por inteiro! Tanto sua raiz como as folhas possuem propriedades benéficas à nossa saúde! Para aproveitar as folhas desse vegetal, que tal preparar uma omelete que leva também mussarela picada, alho e bastante azeite? Fica incrível! A receita você pode encontrar aqui.

4 – Sopa de nabo e especiarias

O cozimento do nabo é uma excelente ideia para quem não quer abrir mão de seus nutrientes e nem de seu sabor! Essa receita de sopa de nabo é emagrecedora (considerando as propriedades emagrecedoras do vegetal) e leva outros ingredientes fantásticos como a couve-manteiga, vagens picadas, repolho, berinjela, cebola e cenouras! Quentinha então fica mais deliciosa ainda!


Receitas


SOPA EMAGRECEDORA


INGREDIENTES

  • 1 nabo

  • 1 salsão

  • 1 maço de cebolinha

  • 1 maço de couve-manteiga ou repolho

  • 2 tomates

  • 2 cebolas

  • 2 cenouras

  • 2 pimentões verdes

  • 1 xícara (chá) de vagens picadas

  • 1/2 abóbora japonesa

  • 1 berinjela

  • 1/2 copo de arroz integral

MODO DE PREPARO

  1. Corte os legumes em pedaços pequenos e leve para cozinhar com o arroz em uma panela grande.

  2. Tempere com sal, mas não exagere.

  3. Depois de tudo cozido, se preferir, bata no liquidificador.

  4. Esta sopa dá para 7 dias.

  5. É boa para emagrecer e desintoxicação do organismo.

Fonte: blog.tudogostoso

5 visualizações
 

WhatsApp: (61) 9 9677-1005

©2019 by GreenMove Orgânicos